terça-feira, 13 de janeiro de 2009

MERGULHO NA BLOGOSFERA


A imagem aí ao lado é para ilustrar esse que é um começo: o "fiat lux" desse blog. Bom, o que falar nesse primeiro post, que nada mais é senão um teste, cujos leitores únicos, por enquanto, somos Eu, Eu Mesmo e Irene... só pela citação já dá pra perceber que sou vidrado em CINEMA. Então, pegando esse gancho, vamos falar do que esperar desse blog... o que vamos encontrar por aqui? Basicamente, um pouco de quase tudo que há pelos caminhos desse Universo em que vivemos - surge outro grande assunto que muito me interessa, ASTRONOMIA - e também a FÍSICA que busca incessantemente o fundamento da realidade em que vivemos. Sendo impensável fazer qualquer viagem sem ter um bom som ao alcance dos ouvidos - e minha vida tem trilha sonora, não sou um filme do cinema-mudo - também haverá muita MÚSICA. Não exatamente música de vanguarda, nem de lançamentos, pois sou um pouco off-line das novidades, então será mais um vasto panorama das músicas de todos os tempos (de Palestrina a Madonna! aliás, Madonna aparecerá muito por aqui...). Outra grande característica minha é que sempre estou ou cercado ou carregando LIVROS, sou um leitor voraz, então eles sempre estarão por aqui - e já posso indicar alguém que sempre será citada, a sempre única CLARICE LISPECTOR. Mais artes e o TEATRO também será uma referência: as grandes tragédias e comédias gregas - ÉSQUILO, SÓFOCLES, EURÍPEDES - e clássicos de todas as épocas, mas em particular algo de SHAKESPEARE e tudo de NELSON RODRIGUES. Outros dois assuntos quer rondarão nossos contatos serão a FILOSOFIA em toda sua extensão e a PSICANÁLISE em todas as suas vertentes: FREUD, JUNG, KLEIN, REICH. Também haverá muita coisa ligada à ESPIRITUALIDADE em geral, de toda e qualquer vertente que houver e que fizer algum sentido para mim - espero, sempre com bom senso. E, PRINCIPALMENTE, o cotidiano como ele é, como ele for se compondo... com direito a todo e qualquer fato que se fizer pertinente, mesmo que seja aparentemente irrelevante. Mas, sobretudo, sendo eu quase um ser "off-line" (e não apenas no contato com a vanguarda da música!), esse blog será um aprendizado diário para ser compartilhado. Sim, compartilhado, pois espero que os leitores e comentadores venham, se acostumem e também contribuam. E ainda surgirão muitos assuntos que esqueci de citar agora ou então que nem me passa pela cabeça no momento, mas que serão importantes em algum momento. Como disse Guimarães Rosa: "Mestre não é quem ensina; Mestre é quem, de repente, aprende". Mas como formar um grupo de leitores-colaboradores? That´s a good question! Vou ter de descobrir esse caminho específico dentro do nosso Universo... senão acabarei ficando apenas Eu, sem até Eu Mesmo e nem a Irene... Avante!

5 comentários:

Unknown disse...

Hahaha, essa história de "Eu, Eu Mesmo e Irene" me fez lembrar de uma cena hilária da comédia "Sou ou Não Sou", do Mel Brooks. A certa altura do filme a personagem Anna Bronski, interpretada pela deliciosa (no bom sentido) Anne Bancroft, irrompe no escritório de um comandante nazista, que exclama: "Anna Bronski, Anna Bronski, Anna Bronski!". Ao que ela imediatamente responde: "Sim, estamos todas aqui"!

Márcia disse...

Parabéns pela iniciativa!!! Adorei... Quero ver muita coisa sobre cinema e quem sabe um dia deixar de ser, como diria nosso amigo querido, uma simples "cinemófila"...! O mestre é de primeira linha! Beijo.

ERIC disse...

TUCA: Hahahaha... curti muito essa história de todas as Annas Bronskis. E veja se aparece, tá sumido.

MARCIA: Você, como sempre, uma grande incentivadora dos amigos. Aliás você é uma pessoa muito especial, sou teu fã!

Anônimo disse...

Gostei do seu blog. Pretendo acessá-lo frequentemente. Coitado de vc.
Um abraço,
Fábio.

ERIC disse...

FÁBIO: nem me diga: dá um trabalho editar um simples post, vc nem imagina... rarara. Mas vale a pena, é um exercício de expressão. Em épocas de tempo mais apertado vai ser difícil ficar muito atualizado. Abração!