sexta-feira, 13 de março de 2009

QUANDO VAI SER O CARNAVAL?

.
Estamos em plena época da Quaresma, que é o período de quarenta dias entre o Carnaval e a Semana-Santa. Como todos sabem, o Carnaval e a Semana-Santa têm datação móvel: cada ano caem num dia diferente.

Já sabendo disso, assim que começa o ano, já vamos ansiosos consultar uma “folhinha” para sabermos as datas do Carnaval, que, embora tenha se originado anteriormente à “civilização brasileira” (suas raízes remontam à antiguidade), é uma festa que se nacionalizou em diversos matizes – basta comparar o frevo recifense, o axé baiano e o samba carioca, para se ter uma idéia – e se consolidou como o maior feriadão em terras tupiniquins, no qual país pára – para se divertir, descansar ou trabalhar diretamente na festa – entre a noite da sexta e a manhã da quarta-feira.

Certamente, todo mundo já se perguntou alguma vez: como é fixada a data do Carnaval a cada ano?

Primeiro esclarecimento: como o período de dias que existe entre o Carnaval e a Semana-Santa é um número fixo, basta ser determinada uma das datas de quaisquer uma das duas festas e as demais estarão automaticamente determinadas também.

Segundo esclarecimento: a “data-padrão”, aquela que é marcada inicialmente, é o domingo de Páscoa, o ponto culminante das celebrações da Semana-Santa.

O cálculo foi determinado pelo Concílio de Nicéia (realizado em 325 d.C. ) e depende do cruzamento de dois dados: a fase lunar e o equinócio solar. Ou seja, é baseada num cálculo astronômico lunissolar.

O estabelecido naquele Concílio foi o seguinte:

A Páscoa cristã cai no domingo seguinte ao primeiro dia de lua cheia que ocorrer a partir do dia 21 de março, o equinócio de primavera do hemisfério norte. Naquela época, acreditava-se que o equinócio sempre caísse nessa data, mas o momento exato de entrada da primavera é móvel (nesse ano de 2009, por exemplo, a data correta do equinócio será dia 20 de março, mas o cálculo eclesiástico da Páscoa desconsidera essa atualização).

Isto posto, vamos calcular quais são as datas-limite da Páscoa cristã:

- limite inferior: dia 22 de março (se a lua cheia cair exatamente num dia 21 de março que seja um sábado);

- limite superior: dia 25 de abril (se a última lua cheia antes do equinócio começar na noite de um dia 20 de março que seja um domingo, a data que nos interessa, a primeira lua cheia da primavera cairá, nesse caso-limite, no dia 19 de abril, numa terça-feira – o próximo domingo seria, então, 5 dias depois, ou seja, dia 25 de abril).

OBS: para esse último cálculo, tenha em mente que o tempo decorrido para que a lua volte à mesma fase é de pouco menos que 29 dias e 10 horas.

A primeira lua cheia a partir de 21 de março determina as datas do Carnaval e da Semana Santa. Aqui, um belo close de um plenilúnio (= plenitude de uma lua cheia).


Para calcular essa data, portanto, você só precisa ter em mãos os horários corretos do início da primeira lua cheia a partir do dia 21 de março.

Feito esse cálculo, basta contarmos retroativamente para encontrar o Carnaval: o domingo de folia cai sempre no 7º domingo anterior ao domingo de Páscoa. Ou, fazendo o cálculo de outra forma, a terça-feira de Carnaval ocorre sempre 40 dias antes do domingo de Ramos (que é o domingo imediatamente anterior à Páscoa). Esses 40 dias correspondem exatamente à Quaresma (que acaba no citado domingo de Ramos - data que inicia a Semana-Santa propriamente dita).

Em termos carnavalescos, portanto, sabemos que o domingo de Carnaval cairá, no mínimo, no dia 1 º de fevereiro, e, no máximo, no dia 07 de março (se minhas contas não me enganaram, claro, rs).

Em tempo: a Páscoa judaica (“Pessach”) cai sempre no dia 14 de Nisan (primeiro mês do calendário hebraico, que tem base lunar) que é exatamente o dia de entrada da primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, seja lá qual for o dia da semana – e não necessariamente no domingo seguinte, como na tradição cristã.

Aliás, quando a sistemática cristã foi estabelecida, embora não se soubesse a data exata da morte e ressureição de Cristo, sabia-se que a ressurreição ocorrera num domingo logo após uma Páscoa judaica ( = 14 Nisan = primeira lua cheia de primavera) ocorrida numa sexta-feira. O Concílio de Nicéia resolveu, portanto, manter sempre a Páscoa cristã no primeiro domingo após a lua cheia de primavera.

Tudo isso vale como curiosidade, mas aconselho vocês a continuarem a fazer como eu: deixem os cálculos lunissolares pra lá e olhem numa folhinha ou calendário de festas móveis ano-a-ano... alguém já se deu o trabalho de calcular tudo isso pra gente!

Nenhum comentário: